Confira os(as) minicursos disponíveis

Nosso minicurso se propõe a discutir alguns princípios estoicos referentes à virtude (uirtus), às paixões (affectus), a viver conforme à natureza (uiuere naturae) e à morte (mors), como essenciais para guiar o indivíduo no caminho para a imperturbabilidade da alma, para a felicidade plena. Em nossas discussões, lançaremos mão dos textos trágicos de Sêneca que nos possibilitam refletir sobre o homem, na medida em que percebemos, nas atitudes do herói ou da heroína senequianos, os exemplos estoicos caros a Sêneca.

Ministrante: Profa. Ms. Viviane Moraes de Caldas (UFCG)

Data: 30/08/2018 a 31/08/2018

Horário: 07h30 às 10h30

Carga Horária: 6

Vagas Disponíveis: 27

ADICIONAR

O objetivo geral deste minicurso é criar um espaço para apreciação de algumas adaptações dos livros infantis, em diversas formas de representação e em suportes variados; e como objetivos específicos: discutir a qualidade dessas produções; bem como trazer propostas de leitura literária dessas adaptações, possibilitando ao jovem leitor o contato com essas obras sob novos vieses. Para tanto, nos embasaremos nos estudos de Coelho (1991), Calvino (1995), Ceccantini (1997), Machado (2002), Hunt (2010), entre outros estudiosos.

Ministrantes :Dra. Daniele Segazinaz (PPGL-UFPB);Cristina Rothier Duarte;Jhennefer Alves Macêdo,

Data: 30/08/2018 a 31/08/2018

Horário: 07h30 às 10h30

Carga Horária: 6

Vagas Disponíveis: 3

ADICIONAR

Neste minicurso iremos discutir as possibilidades de interdisciplinaridade entre o texto literário, do gênero crônica, ensino de ciências e a produção de material para web através de um ensino investigativo, discutindo e produzindo opções metodológicas com o uso das redes sociais, abordando possíveis práticas e ações para que metodologias para o ensino de ciências que incluam literatura e ferramentas midiáticas sejam elaboradas e colocadas em prática pelos professores.

Ministrante:Ms. Alane Silva Farias de Albuquerque; Dra. Alyere Silva Farias (UFPB)

Data: 30/08/2018 a 31/08/2018

Horário: 07h30 às 10h30

Carga Horária: 6

Vagas Disponíveis: 28

ADICIONAR

A presença de imagens em livros de literatura para crianças. Livro ilustrado: objeto híbrido. Narrativas visuais. A materialidade do livro. O mediador e o letramento visual. Possibilidades de abordagem das relações imagem-texto na sala de aula.

Ministrante: Ms. Marcela Lira

Data: 30/08/2018 a 31/08/2018

Horário: 07h30 às 10h30

Carga Horária: 6

Vagas Disponíveis: 11

ADICIONAR

Os textos literários de autoria feminina não costumam receber a mesma atenção da crítica literária e no meio escolar e acadêmico quando comparados aos de autoria masculina. Se nos voltarmos para o gênero poético, a polêmica já se inicia em torno dos termos poeta/poetisa. Partindo dessas considerações, este minicurso tem objetivo geral discutir gênero e literatura a partir da produção poética de algumas autoras brasileiras - das pioneiras como Gilka Machado, até as contemporâneas como Adélia Prado, Marina Colasanti, e as novíssimas Angélica Freitas e Paula Taitelbaum, entre outras. Nosso estudo tem como fonte de pesquisa críticas femininistas como Constância Duarte (2005), Nádia Gotlib (2003), Virgínia leal (2010), Ria Lemaire (1994), Norma Teles (1992), que abordam questões relativas à historiografia literária, autoria feminina e problematização do cânone. Acreditamos que tal estudo teórico e sobretudo analítico nos possibilitará uma compreensão da produção poética das autoras brasileiras selecionadas, que aponte fundamentalmente para as reflexões sobre questões de gênero na literatura e cultura.

Ministrante: Profª Drª Tássia Tavares de Oliveira - UFCG; Profª Doutoranda Paloma do Nascimento Oliveira - UFPB

Data: 30/08/2018 a 31/08/2018

Horário: 07h30 às 10h30

Carga Horária: 6

Vagas Disponíveis: 2

ADICIONAR

Este minicurso tem como objetivo principal discutir aspectos gerais da tradução de literatura infanto-juvenil. Partimos de questões referentes à literatura infanto-juvenil, a saber: conceitos e características e, traçaremos paralelos entre textos de partida (língua inglesa) e de chegada (língua portuguesa) de gêneros diversos, tais como: fábulas, contos e romances, atentando para questões contextuais, ideológicas, educacionais, culturais, editoriais, de recepção, entre outras, que desembocam na tradução dos textos literários direcionados para crianças e adolescentes.

Ministrante: Prof. Dr. Marcílio Garcia Queiroga - UFCG

Data: 30/08/2018 a 31/08/2018

Horário: 07h30 às 10h30

Carga Horária: 6

Vagas Disponíveis: 18

ADICIONAR

O curso tem como objetivo abordar diferentes possibilidades de leitura das HQ’s. Para tanto, serão estudados, inicialmente, os elementos composicionais de HQ’s. Também serão abordados temas como Quadrinhos x romances gráficos, as HQ’s e a (in)visibilidade dos personagens negros e negras, bem como as adaptações de narrativas literárias para HQ’S. Espera-se contribuir para formação leitora de um gênero ainda pouco trabalhado na formação de leitores.
MINISTRANTES: Profa. Dra. Márcia Tavares Silva (UFCG), Ilonita Patricia Sena de Souza (Mestranda/POSLE – UFCG), Déborah Alves Miranda. (Mestranda/ POSLE – UFCG)

Data: 30/08/2018 a 31/08/2018

Horário: 07h30 às 10h30

Carga Horária: 6

Vagas Disponíveis: 18

ADICIONAR

Pretendemos ler, no minicurso que ora apresentamos, dois contos de composição metaficcional – “Capitu sou eu” de Dalton Trevisan e “Encontros na península” de Milton Hatoum. O primeiro estabelece um diálogo polêmico com o romance Dom Casmurro; o segundo recria, machadianamente, um clima de competição entre a obra do escritor brasileiro e a do escritor português Eça de Queiroz. Ambos com uma composição e uma ação narrativas absolutamente atuais.

Ministrante: Dr. José Edilson de Amorim(POSLE-UFCG)

Data: 29/08/2018 a 30/08/2018

Horário: 18h30 às 21h30

Carga Horária: 6

Vagas Disponíveis: 14

ADICIONAR

O ato erótico e o ato poético nascem da imaginação e se revelam pelos sentidos. Faz-se necessário discutir a relação entre poesia e erotismo no âmbito da linguagem e analisar as possibilidades de trabalhar essa temática em sala de aula. Estudaremos as imagens poéticas como mecanismo de reflexão e de construção dos sentidos. A base textual utilizada será a poesia erótica feminina.
Ministrante:Dra. Maria do Socorro Pinheiro - Professora UECE/FECLI

Data: 29/08/2018 a 30/08/2018

Horário: 18h30 às 21h30

Carga Horária: 6

Vagas Disponíveis: 11

ADICIONAR

Este minicurso objetiva articular o processo da escrita na poesia infantil moderna e contemporânea brasileira. A proposta, portanto, é reconhecer a partir de elementos da teoria da poesia, procedimentos que possam contribuir para o enriquecimento cultural e profissional dos participantes. O minicurso abordará tópicos importantes à poesia, como, rima, aliterações, assonâncias, ritmo, métrica, anáfora, imagens, intertextualidade, metáfora e metalinguagem. O minicurso visa também criar diálogos entre ler para sentir e sentir para compreender.

Ministrante: Dr. Mário Alex Rosa (Poeta – CEFET-MG)

Data: 29/08/2018 a 30/08/2018

Horário: 18h30 às 21h30

Carga Horária: 6

Vagas Disponíveis: 14

ADICIONAR

Levando em consideração a aplicabilidade da Lei 10.639/03 no ambiente escolar, este minicurso propõe-se a refletir sobre a importância das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na sala de aula, destacando, para isso, a produção contística de Lília Momplé, uma das principais autoras de Moçambique. Busca-se discutir propostas de trabalho com o conto moçambicano nas aulas de Literatura, bem como as principais temáticas que envolvem as obras da autora – entre elas: a condição feminina, o colonialismo, o pós-colonialismo e outras questões abordadas por Lília Momplé em relação a situação histórica, social e cultural de Moçambique. Para isso, narrativas presentes nas obras Ninguém matou Suhura (1988) e Os olhos da Cobra Verde (1997) servirão como exemplos para as propostas que abarcarão as reflexões que serão destacadas.

Ministrante: Dra. Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega (POSLE – UFCG); Rodrigo Nunes de Souza (POSLE – UFCG)

Data: 29/08/2018 a 30/08/2018

Horário: 18h30 às 21h30

Carga Horária: 6

Vagas Disponíveis: 12

ADICIONAR

No que tange a textos da cultura popular, ainda não se vê um trabalho efetivo na escola, principalmente no que diz respeito à poesia das modalidades do repente, como é o caso da embolada. Nesse sentido, o presente minicurso faz um diálogo entre o cordel e a embolada, em que se propõe discutir metodologias para a leitura dessas vertentes da poesia popular na sala de aula. Para tanto, fundamenta-se nas considerações de Alves (2007), Alves e Marinho (2012), Colomer (2007), Jauss (1997), Iser (2007) e Sobrinho (2003). No que se refere a embolada, tomamos como base os estudos de Queiroz (2002), Sobrinho (2003), Travassos (2010) e Ayala (1999) (2009).

Ministrante: Me. Hadoock Ezequiel Araújo de Medeiros, Prof. Daniel Francisco (POSLE-UFCG)

Data: 29/08/2018 a 30/08/2018

Horário: 18h30 às 21h30

Carga Horária: 6

Vagas Disponíveis: 16

ADICIONAR

O minicurso será baseado num relato de experiência sobre o programa piloto de televisão para crianças surdas e ouvintes da TV UFPB. O programa é intitulado Quem Souber que Conte Outras - LIBRAS. A abordagem teórica e prática sobre a narração de histórias em LIBRAS será baseada no livro A Arte de ler e de contar histórias, de Malba Tahan aplicado ao público de crianças surdas alfabetizadas na Língua de Sinais Brasileiras.

Ministrante: Profa. Valeska Picado

Data: 29/08/2018 a 30/08/2018

Horário: 18h30 às 21h30

Carga Horária: 6

Vagas Disponíveis: 20

ADICIONAR

Este minicurso passará por "crônicas poéticas" do autor uruguaio Eduardo Galeano, refletindo sobre a leitura crítica da realidade latino-americana que os textos propõem e debatendo sobre as possibilidades formativas desses textos para o fomento da leitura crítica e estímulo ao letramento literário em língua espanhola (Mendoza, 2004, 2007; Cosson, 2006, 2014; Acquaroni, 2007; Albaladejo, 2007, Aragão, 2006, 2017; Cassany e Castellà, 2010, Silva, 2016).
Ministrantes: Dra. Cleudene Oliveria Aragão -UECE

Data: 29/08/2018 a 30/08/2018

Horário: 18h30 às 21h30

Carga Horária: 6

Vagas Disponíveis: 17

ADICIONAR

VII ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO

O ensino de Literatura no contexto de novos suportes e da diversidade de produção