Grupo de Trabalhos (GT)

GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino

Ementa: A poesia, ao longo do século XX, ocupou espaços diferenciados no contexto escolar. Num primeiro momento, à esteira da obra infantil de Bilac, serviu como instrumento de ensino de preceitos morais; depois, nas últimas décadas do século XX, figurou nos livros didáticos sem que sua especificidade estética fosse observada. Pesquisas recentes apontam a necessidade do cuidado na escolha e na abordagem do poema na escola - principalmente quando se visa à formação de leitores. Este GT aceita trabalhos que tragam uma reflexão teórico-metodológica sobre a poesia voltada para o público infantil e juvenil (questões conceituais, valoração estética, análises pontuais de determinados poetas), relatos de experiências que indiquem novos caminhos de leitura, planejados a partir das especificidades do poema e do horizonte de expectativa de seus leitores, problemas ligados aos suportes em que a poesia aparece veiculada, enfim, discussões relacionadas à poesia no contexto de ensino.
Coordenadores:
Profa. Dra. Kalina Naro Guimarães (UEPB)
Profa. Dra. Vaneide Lima Silva (UEPB)

GT 02: Literatura Infantil e Juvenil em tempos de web, sites, e-book, app books e afins

Ementa: As produções literárias contemporâneas para crianças e jovens apresentam uma das grandes revoluções na textualidade e materialidade dos livros, a transposição do suporte impresso para o ambiente virtual denominado literatura digital, eletrônica, hipermidiática, etc. Assim, a proposta desse grupo de trabalho é reunir pesquisas e relatos de experiências que abordam as inovações no campo multimídia e hipertextual dessa “nova” literatura, como linguagens, suportes, formatos e outras mudanças; também serão acolhidos estudos sobre os efeitos da leitura do hipertexto, e-book, app books e demais literaturas no universo digital.
Coordenadoras:

Profa. Dra. Daniela Maria Segabinazi (UFPB)
Profa. Esp. Maria Gilliane de Oliveira Cavalcante (Rede pública de ensino)
Profa. Morgana de Medeiros Farias (PPGL∕UFPB)

GT 03: Narrativa para Crianças: ensino e pesquisa

Ementa: No âmbito da literatura infantil, a narrativa é o gênero mais editado e que mais chega à escola. Embora possamos ostentar produção de estórias infantis de valor estético comprovado, por outro há ainda muita mistura entre obras literárias e obras paradidáticas, o que leva à divulgação de livros que não têm nada de literário. Estas e outras questões terão espaço para discussão neste GT. Também serão aceitos estudos sobre autores, temas recorrentes em diferentes obras, recepção de obras pelos leitores mirins, projetos de leitura de escolas e grupos maiores (secretaria de educação, etc.) farão parte deste grupo de trabalho.
Coordenadoras:
Profa. Dra. Ana Lúcia Maria de S. Neves (UEPB)
Profa. Dra. Jacklaine Silva (Professora da rede pública de ensino e supervisora do PIBID/LETRAS/UEPB)

GT 04: Representações da Infância nas Literaturas Anglófonas

Ementa: Este GT receberá propostas de trabalhos que discutam as representações da infância no âmbito das literaturas anglófonas. Exemplos dessas representações podem ser encontrados nos romances de formação. Além disso, contemplaremos discussões de autores de literaturas de língua inglesa cuja produção literária pode ser estudada com enfoque no público infanto-juvenil.
Coordenadores:
Dr. Marcílio Garcia de Queiroga (UFCG-Cajazeiras)
Dr. Kleyton Ricardo Wanderley Pereira (UFRPE)

GT 05: Dramaturgia/Teatro para Crianças e Jovens

Ementa: O texto dramático está entre os gêneros textuais mais ausentes da prática escolar. A experiência com esse tipo de texto costuma envolver crianças e jovens de modo diferenciado. Divulgar pesquisas voltadas para a leitura do texto dramático e as possibilidades de sua abordagem na escola, inclusive no que se refere a diferentes modalidades de leitura (em voz alta, compartilhada, dramatizada) a realizar, poderá trazer uma importante contribuição para a formação de leitores. Neste GT, aceitam-se trabalhos que discutam experiências didáticas voltadas à prática da leitura literária no nível fundamental e médio, envolvendo textos dramatúrgicos e/ou jogos dramáticos, como também processos de recriação textual. Serão acolhidos igualmente trabalhos voltados para as discussões em torno das relações entre o texto dramatúrgico e as novas tecnologias como experimentação de processos inovadores de leitura e escrita literárias, pensando inclusive nos caminhos de transmidialidades deste texto. Também serão aceitas discussões que envolvam o livro didático de literatura, no que tange às discussões do gênero dramático, como também o seu lugar no mercado editorial brasileiro.
Coordenadoras:
Profa. Dra. Kelly Sheila Inocêncio C. Aires (IFPB)
Profa. Dra. Valéria Andrade (UFCG)

GT 06: Literaturas Africanas e Afro-brasileira Infanto-juvenil: afirmação identitária negra

Ementa: Tendo em vista a necessidade de maior difusão e reflexões acerca das produções literárias que sugerem a valorização e ressignificação da história e das culturas afro-brasileira e africana priorizaremos, no presente GT, tais produções, sobretudo aquelas destinadas às crianças e jovens (denominadas infanto-juvenis) e, também, as obras destinadas aos leitores do Ensino Médio. Interessam-nos, portanto, as produções que inovam o cenário literário (poesia e prosa), em termos temáticos e estéticos, com ações afirmativas da identidade negra.
Coordenadoras:
Profa. Dra. Maria Marta Nóbrega (UFCG)
Profa. Dra. Rosilda Alves Bezerra (UEPB)

GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração

Ementa: Os livros de literatura infanto-juvenil condensam, comumente, a articulação entre dois elementos: o texto escrito e a imagem visual. Exercidas suas devidas funções, o texto e a imagem devem dialogar e construir outros significados, que sugerem o próprio jogo polissêmico da leitura. A partir desse entendimento, as pesquisas sobre a ilustração se ampliam e confirmam esse elemento do livro infantil juvenil como um importante instrumento para formação de leitores. Esse grupo de trabalho reunirá relatos de experiências de leitura em que a ilustração assuma papel relevante, estudos críticos do diálogo texto-imagem em obras da literatura infanto-juvenil, investigações sobre revistas de histórias em quadrinhos, livros didáticos e outros suportes em que a imagem seja central para as possibilidades de ampliação de experiências de leitura.
Coordenadoras:
Profa. Dra. Márcia Tavares Silva (UFCG)
Profa. Ma. Fabíola Cordeiro (UFCG)

GT 08: O Leitor nas Encruzilhadas: o erudito e o popular na literatura brasileira

Ementa: Este GT está aberto a pesquisas que estejam voltadas para as possibilidades de trabalho com as literaturas popular e erudita no cotidiano da sala de aula. Também podem ser contemplados estudos e relatos de experiências que discutam os aspectos que aproximam a Literatura Popular e a Literatura erudita, assim como a importância destas na formação de leitores. No âmbito da literatura popular, aceitam-se experiências com literatura de cordel na escola, bem como estudos sobre temas e autores.
Coordenadores:
Profa. Dra. Naelza de Araújo Wanderley (UFCG)
Prof. Dr. Josivaldo Custódio da Silva (UPE)

GT 09: Leituras e Ensino de Literaturas Hispânicas

Ementa: O objetivo principal deste Grupo de Trabalho é discutir as pesquisas sobre as literaturas hispânicas em seus diversos âmbitos. Nessa perspectiva, aceitaremos trabalhos que analisem obras literárias de língua espanhola, que examinem a relação das literaturas hispânicas com as outras artes e/ou que abordem o ensino de literatura em aulas de Espanhol Língua Estrangeira (ELE), bem como em manuais didáticos.
Coordenadoras:
Profa. Dra. Isis Milreu (UFCG)
Profa. Dra. Maria Luiza Teixeira Batista (UFPB)

GT 10: Literaturas em aulas de Línguas Materna e Estrangeiras: reflexões, perspectivas e propostas

Ementa: Por seu caráter polissêmico, a literatura caracteriza-se como um importante veículo para a formação inter, multi e pluricultural do estudante no processo de ensino/aprendizagem, tanto no âmbito da Língua Materna, quanto em Línguas Estrangeiras. Logo, é fundamental refletir sobre as relações que se estabelecem entre o ensino de uma língua e sua literatura e a razão pela qual se costuma confinar cada uma em um espaço único e não compartilhado. Assim, este GT intenta discutir pesquisas e experiências que contemplem os estudos literários em contextos de ensino de língua materna e estrangeiras, inserindo-se também nessa problemática, questões ligadas às literaturas no âmbito da contemporaneidade, tais como a literatura comparada, sobretudo quando ligadas à multimodalidade, à intercompreensão de línguas românicas e às noções das “phonias”, como a anglo, luso, hispano, italo, germano, franco, dentre outras “phonias” linguístico-literárias. Acolheremos reflexões teóricas, relatos de pesquisas e de experiências que abordem as problemáticas em debate.
Coordenadoras:
Profa. Dra. Josilene Pinheiro-Mariz (UFCG)
Profa. Dra. Ana Luiza Ramazzina Ghirard (UNIFESP)
Profa. Dra. Renata Philippov (UNIFESP)

GT 11: Tradução Intersemiótica e Narrativas Fílmicas: legendas e imagens contando histórias

Ementa: A proposta sugere a investigação de questões linguístico-culturais envolvendo a tradução intersemiótica, legendas e adaptações literárias para o cinema. São investigadas traduções em contexto verbal e não verbal, com vistas à interpretação cultural, a partir do uso de tradução de textos literários e cinema, observando imagens em movimento e artes sequenciais. A proposta inclui estudos sobre representação sociocultural e construção de corpora em contexto tradutório através da análise de obras literárias traduzidas e adaptadas (literatura infantil, quadrinhos e outros gêneros) e de filmes e suas linguagens verbal e não verbal. Serão abordados aspectos relacionados: I) à adaptação de obras seguindo critérios relacionados a fatores de recepção - desde o meio de divulgação até o leitor e sua cultura - e II) à tradução intersemiótica em contexto fílmico e suas implicações em contextos diversos de recepção, avaliando a linguagem verbal nas legendas, bem como a omissão da mesma, comparada às imagens fílmicas.
Coordenadores:
Dra. Sinara de Oliveira Branco (UFCG)
Dr. Daniel Antonio de Sousa Alves (UFPB)
Dr. Roberto Carlos de Assis (UFPB)

GT 12: Literatura e estudos de Gênero: reflexões de (e para) a sala de aula

Ementa: Interessam-nos estudos sobre a diversidade humana, pela literatura, dentro de um horizonte ético que procura propiciar reflexões sobre indivíduos ou grupos a partir de marcadores sociais como classe, idade, religião, gênero sexual e sexualidade. Nesta perspectiva, o texto literário se constitui como uma possibilidade de conduzir uma reflexão sobre a alteridade, de modo que a sala de aula possa se tornar um espaço de discussão e valorização da diferença.
Coordenadores:
Profa. Dra. Aldinida Medeiros (UEPB)
Prof. Dr. Marcelo Medeiros (UEPB)

GT 13: Literatura Surda

Ementa: O GT discutirá estudos que abordem a literatura surda e para surdos, nas suas mais diversas expressões: a poesia em língua de sinais como gênero produzido por surdos; a adaptação de contos clássicos para crianças e jovens surdos; a prosa, com os gêneros a ela relacionados traduzidos para a língua de sinais, seja na modalidade sinalizada ou em escrita de sinais. Os trabalhos, preferencialmente, devem ter o interesse de contribuir com os estudos sobre literatura surda, contribuindo, assim, para sua visibilidade no âmbito da literatura geral.
Coordenadores:

Profa. Dra. Shirley Barbosa das Neves Porto (UFCG)
Profa. Esp. Joyce Gomes de Alencar (UFCG)
Ms. Joatan David Ferreira de Medeiros (UFRN)

GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas

Ementa: A literatura brasileira apresenta um vasto repertório de contos e crônicas em seu processo histórico, propiciando um campo fértil para investigação crítica, o trabalho teórico e o ensino comprometido. Por sua brevidade, o conto e a crônica se apresentam como formas potencialmente eficientes para o desenvolvimento do letramento literário em sala de aula. Este GT aceitará estudos analíticos, críticos e teóricos, relatos de experiência, abordagens no livro didático e propostas metodológicas para o ensino dessas respectivas formas literárias.
Coordenadores:
Dra. Maria Analice P. da Silva
Dr. Kléber José Clemente
Dra. Andrea Maria de A. Lacerda (IFRN)

GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores

Ementa: As atuais reflexões sobre o ensino de literatura na perspectiva da leitura literária objetivam a formação do leitor e endossam também a necessidade do desenvolvimento da identidade leitora do professor, dessa maneira, os questionamentos sobre ensino e aprendizagem de literatura e formação leitora de estudantes e professores, e as propostas que visem à educação literária são temas de interesse tanto para a formação docente quanto para os profissionais em atuação. Este GT se interessa por pesquisas, concluídas ou em andamento, que são fruto da atuação do profissional em Letras, em formação ou já egresso do curso, e que reflitam sobre o ensino de literatura nos níveis fundamental e médio, dentro e fora da sala de aula, relatos de experiência docente desenvolvidos por profissionais do ensino ou por alunos de estágio supervisionado/prática de ensino na área de literatura; propostas de ensino que privilegiem a leitura do texto literário e reflitam sobre as metodologias de ensino; reflexões sobre a formação inicial dos professores de literatura nos cursos de letras.
Coordenadoras:
Dr.ª Tássia Tavares de Oliveira (UFCG)
Drª. Alyere Silva Farias (UFPB)
Ms. Aluska Silva Carvalho (UFPB-PPGL)

GT 16: Leitura Romance com/para Jovens Leitores

Ementa:Gênero literário mais lido na contemporaneidade, o romance nem sempre recebe a atenção devida no espaço escolar. Ora se trabalha a partir de resumos, ora a partir de adaptações de obras, procedimentos que muitas vezes mutila romances importantes e impede uma experiência leitora significativa. Embora não haja uma delimitação precisa do que seja romance juvenil, acreditamos ser possível, a partir do horizonte de experiência dos leitores, indicar obras romanescas que oportunizem reflexões entre jovens leitores. Este GT discutirá possíveis particularidades do romance juvenil, questionamentos relativos à qualidade destas obras, relatos de experiências com romances diversos no âmbito do ensino, estudos pontuais sobre determinados autores.
Coordenadora:
Profa. Etiene M. Rodrigues (FIP - PPGLI - PPFLI - UEPB)
Profa. Ma. Luciene Batista Aranha (Rede Pública Estadual)

VII ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO

O ensino de Literatura no contexto de novos suportes e da diversidade de produção